II ENCONTRO DE CAFEICULTORES COOPEAVI

O I Prêmio Pio Corteletti de qualidade de café

O I Prêmio Pio Corteletti de qualidade de café – Conilon descascado, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), premiou os cinco melhores cafés do gênero Robusta no Espírito Santo, nesta sexta-feira (16). A competição envolveu 81 amostras de cafeicultores de diferentes municípios. Os vencedores são dos municípios de Afonso Cláudio, Santa Teresa e São Roque.

O anúncio aconteceu durante o III Encontro de Cafeicultores, realizado no município de Santa Maria de Jetibá, que contou com a presença de aproximadamente 1,5 mil visitantes, entre eles o presidente da Coopeavi, Argeo Uliana; o prefeito em exercício, Florentino Guilherme; o Governador Renato Casagrande; o Vice-Governador Givaldo Vieira; o secretário estadual de agricultura, Enio Bergoli; entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o Governador destacou que o Estado está disposto a investir no setor agrícola. “Como é bom a gente ver um resultado como o deste ano de produção de café, com mais de 11 milhões de sacas. Isto tem que ser incentivado e comemorado, porque gera riqueza para todo o Estado. Estou feliz de participar de um encontro de qualidade do café Conilon, uma demonstração de como o café capixaba está evoluindo. Se o café Conilon era ruim, e o Arábica era bom. Agora as duas variedades, produzidas no Espírito Santo. são excelentes”.

O presidente da Coopeavi, a segunda maior cooperativa de agronegócio do Espírito Santo, agradeceu a união e o esforço dos proprietários rurais para garantir um café de qualidade superior e anunciou o lançamento do Prêmio Pio Corteletti de Qualidade do Café Arábica. “As inscrições das amostras produzidas no Espírito Santo seguem até 31 de outubro de 2011, e o anuncio das cinco melhores amostras de Arábica está agendado para o dia 19 de novembro de 2011”.

Vencedores do I Prêmio Pio Corteletti – Conilon
1º – Maykon José Botacim Toboli (Afonso Cláudio)
2º – José Eraldo Depulpo (Afonso Cláudio)
3º – Laudelino Pereira Mota (Santa Teresa)
4º – Alendino Pereira Mota (Santa Teresa)
5º – Valdo Raash (São Roque)

Safra capixaba
O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com as previsões para a Safra Brasileira de Café em 2011, indica que o Espírito Santo deve contribuir este ano com 11,02 milhões de sacas, sendo 8,09 milhões de Conilon (73,4%). Com isso, o estado se mantém como o maior produtor da espécie, responsável por mais de 71% da produção nacional de café robusta.

Patrocinadores
O III Encontro de Cafeicultores contou com o patrocínio da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Electro Plastic, Agrichem, Schneider Motobombas, OCB/Sescoop-ES, Syngenta, Fertilizantes Heringer, Tigre, Sicoob, Fertipar Sudeste, Azud, Makita, Coiote Tratores e Poço Fundo Perfurações.
Foram apoiadores do evento: Cetcaf, Incaper, Conilon Brasil, Unimed Piraqueaçu e Astoria Máquinas para café expresso.

Referencia:
http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=41521#axzz1Z0trSZFh